5 erros de iluminação que você deve evitar na sua casa
Neste post eu vou te contar quais são os principais erros de iluminação que você deve evitar na sua casa e como corrigir caso você já tenha cometido algum deles!
ERRO #1: Não escolher a temperatura ideal para cada ambiente
Então, a primeira coisa que a gente tem que entender quando se trata de iluminação é que as lâmpadas possuem algo chamado de temperatura de cor! Essa temperatura de cor não é a sensação térmica que você tem ao tocar um objeto, mas sim a sensação visual.
Existe uma escala de temperatura de cor e a unidade de medida dessa escala é chamada de kelvin (k). E funciona assim, ela varia de 2000K a 6500K, sendo que, quanto mais próxima dos 2000K, mais quente é a luz e quanto mais próxima de 6500K mais fria é a luz! E temos ainda um meio termo, que é a luz neutra, mais próxima do centro, em torno de 3500k, no máximo 4000k!
E aqui tem outro ponto importante que é a função de cada ambiente! Para hospitais, escritórios de empresas, indústrias e alguns comércios é mais recomendado o uso de lâmpadas mais frias! Isso porque elas dão mais energia e são mais estimulantes.
Enquanto para residências é mais indicado o uso de lâmpadas mais quentes ou neutras! No caso das lâmpadas quentes, o ideal é utilizar em quartos e salas pois traz aquela sensação de aconchego e acolhimento. Enquanto as luzes neutras, podem ser utilizadas em cozinhas, home offices e banheiros, pois transmitem mais limpeza, reproduzem melhor as cores e dão um pouco mais de energia do que a luz quente! Porém, o ideal é que a gente não tenha uma variação muito brusca na temperatura de cor de ambiente para ambiente para que exista uma unidade por toda a casa, especialmente se os ambientes forem integrados! Opte por algo na faixa de 2700K a 3000K para luzes quentes e em torno de 3500k para luzes neutras. E essa informação você consegue verificar em todas as embalagens de qualquer marca de lâmpada!
ERRO #2: USAR SOMENTE UM PONTO DE ILUMINAÇÃO
Muitas das vezes existe somente um ponto de iluminação central nos ambientes, o que não necessariamente é errado, você pode utilizar pontos de iluminação centrais, desde que você insira outros pontos de iluminação! Usar somente um ponto de iluminação cria sombras muito fortes, pode não iluminar de maneira apropriada o ambiente e ainda não cria aquele efeito de casa chique, sabe? Veja a diferença do antes e depois do ambiente abaixo feito pelo Matheus Ilt. A iluminação central da sala foi substituída por um trilho de spots além de acrescentar uma luminária de mesa.
Podemos dizer que temos 3 tipos de luzes nos ambientes, a luz principal, a luz de tarefa e a luz de destaque. A luz principal é aquela que você de fato vai iluminar o seu ambiente, que pode ser de um lustre, pendentes, arandelas, abajures. rasgos no gesso com leds, etc. Já a luz de tarefa é aquela que vai te ajudar em alguma tarefa, como leitura, por meio de um abajur, ou a luz da bancada da cozinha por meio de uma fita de led abaixo do armário superior, etc. E por fim, a luz de destaque, que serve justamente para destacar elementos decorativos, por meio dos spots embutidos ou trilhos com spots direcionáveis.
E você não precisa necessariamente ter gesso para ter vários pontos de iluminação! Você pode instalar arandelas, usar abajur de chão, abajur de mesa ou usar trilhos de iluminação! Além de você alcançar um ambiente mais iluminado, você cria um ambiente mais chique e muito mais interessante aos olhos, pois ele vai percorrer por diversas alturas e criar vários efeitos de sombras!
ERRO #3: EXCESSO DE SPOTS NO TETO DE GESSO
Enquanto o erro #2 é a falta de pontos de iluminação, o erro #3 é o oposto, é o exagero na quantidade de spots! E o problema aqui é que os spots são luzes diretas, que servem para destacar algum objeto como quadros, objetos decorativos, um papel de parede ou algum relevo interessante nas paredes.
Então os spots têm que ser posicionados de forma estratégica, justamente com esse propósito! Prefira então, usar os spots para destacar objetos conforme eu já comentei e mescle com rasgos de led no gesso, perfis de led, ou até mesmo placas de led. Esse tipo de iluminação é que vai fazer o papel da iluminação principal, e não os spots! Assim você vai ter um ambiente com a iluminação muito mais adequada e eficiente!
ERRO #4: POSICIONAMENTO ERRADO DE SPOTS NO TETO DE GESSO
O problema com os spots não fica apenas no quesito de exagero, mas também no posicionamento errado que é bastante comum. Considerando que os spots são iluminações diretas, existem alguns locais que você deve evitar colocar spots, então vamos entender quais são esses locais! Evite colocar em cima da cama, para evitar aquela sensação de ofuscamento na visão, sabe quando você olha para luz e a visão até escurece por conta da luz direta? Então, ninguém quer isso né! Da mesma forma, cuidado para não direcionar os spots direcionados às pessoas ao invés das paredes em outros ambientes de forma que podem causar incomodo. Outro local em que os spots devem ser evitados é em cima da tv, para não gerar reflexos de forma a atrapalhar a imagem do seu filminho ou seriado. E ainda muito cuidado com os spots acima da bancada da pia do banheiro, porque quando você tiver se olhando no espelho, ele pode gerar uma sombra no seu rosto, causando o famoso efeito panda, isso mesmo, você pode ficar com cara de panda e isso atrapalha muito na hora de fazer makes ou a barba. Para esses locais prefira uma iluminação que venha das laterais do espelho e não que incida bem de cima da sua cabeça.
ERRO # 5: Não atualizar o lustre que veio com o imóvel alugado ou próprio
Você já parou pra pensar que você que se a casa ou ape for alugado você pode trocar a luminária por uma nova, guardar a original e trocar novamente quando você sair do imóvel, de forma que você poderá levar essa luminária pra outra casa? E se o imóvel for próprio melhor ainda né, porque é seu mesmo! E pra te ajudar eu vou deixar alguns modelinhos de estilos diferentes pra te inspirar! Eles são da Amazon, os preços variam de 100 a 400 reais, são bonitos e acessíveis! E eu vou deixar os links abaixo!
PRODUTOS (Links de afiliado):
LUSTRE CRISTAL: https://amzn.to/3eqAEYb
LUSTRE ARAMADO: https://amzn.to/3erDWdO
LUSTRE CRISTAL REDONDO: https://amzn.to/32BVb6C
PENDENTE BRANCO: https://amzn.to/3xgVhyR
USTRE BOLA: https://amzn.to/3sJEn8x
TRILHO SPOT: https://amzn.to/3sCwIcd
Até a próxima!
Arquiteta e Técnica em Edificações, quer inspirar a todos que tem uma casa para decorar!