Como combinar estilos de decoração | Tenha dois estilos em 1 ambiente
Nesse post eu vou te mostrar como combinar dois estilos de decoração diferentes e ainda assim ter um ambiente bonito e harmônico. É comum gostarmos de mais de um estilo de decoração como o clássico, o industrial, o boho, o escandinavo, o contemporâneo, o moderno, entre outros. Sendo assim, eu vou te mostrar 3 formas de combinar dois desses estilos entre si sem deixar o ambiente carregado.
Então bora para a primeira dica:
1. Começar pelos itens em comum entre os dois estilos escolhidos
Para facilitar a escolha dos móveis e cores dos ambientes, podemos começar pensando no que existe em comum entre esses dois estilos e no final inserir alguns itens ou móveis menores dos dois estilos para caracterizar os estilos escolhidos.
Por exemplo:
- a combinação do estilo boho chick e o estilo escandinavo: ambos utilizam elementos de palha, ambos utilizam plantas, etc. Então comece por esses itens, e essa pode ser a base da sua decoração. Agora para finalizar a decoração e evidenciar que você está usando ambos os estilos, escolha algo bem caracteristico de cada um deles, por exemplo, o boho se diferencia do escandinavo no uso de estampas etnicas, então voce pode colocar um item com estampa etnica, mas como o escandinavo tem caracteristica mais clean, o ideal é não carregar demais o ambiente, então é melhor não utilizar mais objetos e mais estampas.
2. Escolher um estilo primário e um secundário
O seu estilo primário será então a base do ambiente e eu sempre sugiro que o estilo primário seja o estilo menos carregado que será usado em aproximadamente 80% do espaço. Já o estilo secundário pode ser um estilo um pouco mais carregado e esse será utilizado em torno de 20% do espaço apenas. Assim conseguimos garantir um espaço mais leve e menos carregado.
- a combinação do estilo industrial + clássico:
Então por exemplo, podemos utilizar a combinação do estilo industrial com o clássico. Como o industrial é menos carregado que o clássico, ele será o estilo primário e será utilizado na maior parte do espaço, em torno de 80%, enquanto o clássico será o secundário e será utilizado em apenas 20% do espaço.
- a combinação do estilo clássico + contemporâneo:
Poderiamos pensar ainda em um exemplo utilizando o clássico e o contemporâneo. Como o contemporâneo é menos carregado, ele pode ser o estilo primário e o clássico o secundário, como vocês podem ver na imagem, mais uma vez vemos mais elementos contemporaneos do que classicos.
- a combinação do estilo industrial + retro:
Outro exemplo seria combinar o industrial com o retro, o retro é mais carregado, então o ideal é utilizar o industrial como primário e o retro como secundário.
3. Tenha uma paleta de cores:
Toda vez que você for combinar 2 estilos de decoração diferentes é importante que o ambiente fique harmônico, e pra isso é importante manter uma paleta de cores! Dessa forma a gente consegue unificar esses estilos que apesar de muitas vezes terem características diferentes, eles podem ter um ponto em comum por meio das cores. E aqui se você tiver duvidas de como combinar as cores na decoração clique aqui.
E aí gostaram?
Arquiteta e Técnica em Edificações, quer inspirar a todos que tem uma casa para decorar!